sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Road trip

Minha infância foi recheada de viagens de carro. Meu pai adorava carros, estradas, dirigir. E minha mãe amava ver lugares, gente, e meu pai, é claro. Durante o namoro, sair era impossível, porque meu avô fazia marcação cerrada com ela. Mas eles inauguraram um modo de viver logo na lua-de-mel. Não sei como planejaram, mas pegaram o fusquinha, as malas e rumaram para o Uruguay. As fotos são lindas, poucas pois na época, meio dos anos 60, filme fotográfico e revelação custavam caro. Outra paixão do meu pai, a fotografia. Ele gostava de ser modelo quando jovem, mas se tornou 'fotógrafo' quando passou a ver mais coisas do que ele mesmo. Minha mãe conta algumas passagens desta primeira viagem, dos hotéis que ficaram no meio do caminho, de uma ou outra aventura. Mas se bem a conheço, e se me pareço com ela, o estado de paixão por tudo aquilo era maior e não há como dizer disso. 
Os filhos foram nascendo e o casal continuou viajando. O tamanho do carro aumentava, não apenas para acomodar todo mundo, mas por gosto mesmo. Meu pai adorava carro grande. Na infância, por muitos anos, íamos para o clube semanalmente, não um clube na cidade, mas um clube de campo. Era estrada para ir e estrada para voltar. A ida, era com música, escolhida por ele. A volta era a narração dos jogos de futebol. Para mim, a ida era com música, conversa e os olhos na janela, na paisagem, tanto vendo o que tinha de interessante ali, quanto avaliando quanto faltava para chegar. Na volta, era o momento do cochilo, exausta pelo dia cheio de diversão. 
Nessa mesma época, as férias eram em dois lugares, ora em Santos, no nosso apartamento, ora em Araras, na casa dos meus tios. Estradas e mais estradas. De lá pra cá e de cá pra lá. Tanto no litoral, como no interior, circular pelas cidades vizinhas era comum. 
Muita coisa rolou de lá pra cá. Meus pais se separaram, nós crescemos, meu pai morreu. Minha mãe seguiu o gosto marcado por ele e até hoje, a mala dela está sempre pronta. Se tiver o convite, o aceite é garantido. E nós, eu e meus irmãos, também fomos marcados por isso. Talvez uns mais do que outros, mas a disposição e a não complicação para partir com ou sem destino, está dentro de nós. 
Nas viagens que tenho feito por aí, tem sempre um deslocamento de carro ou de ônibus que me traz um sentimento bom, nostálgico, de prazer. Afinal, não eram viagens de compromisso de trabalho ou estudo, sempre era para algum tipo de lazer. 
Há dois anos fiz uma viagem de caro curtinha, com a minha irmã, pelo interior da França. Foi a certeza de que eu quero mais. Mais dias, mais quilômetros, mais cidades. Sair sem muito plano garante experimentar o percurso, descobrir o que tem no meio do caminho.
Chego aqui e percebo que escolhi falar do meu pai, das marcas dele em mim, em nós. Mais do que o que ele gostava ou fazia, é o que nós gostamos e fazemos. 
A minha road trip de "lua-de-mel" ainda esta pendente. Não precisa ser por esse motivo, mas que seja nesses moldes: com destino, sem definições. Let's go!

Simone de Paula - 11/8/2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário