quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Leitura


Desceu do ônibus no lugar errado, estava distraída com a leitura, coisa que não aparecia há muito tempo. A distração sempre vinha de outros lugares. Do tempo, das pessoas tropeçando com a freada, um corpo estranho diante do seu, da distância, do afeto que ficava longe de quando em quando, as perguntas velozes sem respiro dentro da sua cabeça chacoalhando pelas ruas de São Paulo.
O livro falava da menina no trem, era o começo da história, mas se identificou com a passagem, de um caminho ao outro, mais uma. Era um dia de sol, ainda não estava escondido, naquele lugar aparecia céu, aparecia azul e branco, dava pra ver que no rosto de cada um tinha luz, sombra, contorno.
Não sabia daquele ponto, naquela rua, viu uma grande escada a poucos passos da calçada, era o meio da cidade, um atalho novo, gente sentada, casal namorando, calcinha rendada aparecendo pelo jeans desbotado, músico, instrumento, milho cheirando margarina, pão de queijo azedo, dogão prensado, grafite de criatura que parecia a cuca malvada, canteiro de terra, corrimão e cimento.
No tempo de uma escada coube um jeito de ver, jeito que tem vida de fora e vida de dentro.
Andou calma, o mais que pode, passo, degrau, prestou atenção na quantidade de tudo nesse espaço de tempo, nesse espaço de espaço.
Entrou no metrô, abraçou o livro, cheirou as páginas quase coladas, respirou folha e palavra, não sabe como seguirá o desenho dessa narrativa.
Novo capítulo.

Nada a fazia mais viva do que atravessar a rua e depois ser conduzida, pela entrega.


Maria Laura, São Paulo, Rua Paulistânia, Metrô Vila Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário