sexta-feira, 20 de maio de 2016

Hoje



Hoje acordei mais velha, mais sábia, mais paciente, mais coerente.
O tempo faz isso com a gente, nos coloca num estado de existência e nos tira do estado de graça.
Ontem mesmo me perguntaram sobre meu passado, sobre mim. Notei que eu era outra, não no que eu reconheço como personalidade produtiva, mas principalmente na aventura de experimentar a vida.
Hoje eu sei da vida. Parece que tudo já se encontra mapeado, desenhado, definido.
Surpresas viriam de onde? Já não sei. Tento relembrar de onde elas vinham, mas elas estavam justamente no meio do caminho, na própria vida.
O que acontece conosco? Que espécie de Tempo nos bloqueia num determinado ponto da vida em que o futuro insiste em ser o modelo do passado e tudo se recobre como ‘Hoje’?
Consigo falar, dizer sobre conceitos, mas pouco crio sobre poesia.
Sei o que já foi. Sei o poderia voltar, num estado apocalíptico do mundo, se futuro entrasse em colapso e precisássemos retornar ao já vivido. Não consigo imaginar o futuro, nem pela inovação, nem pela criação.
Sim o tempo passa e leva com ele a euforia da vida, o acender do desejo, deixando apenas o assombro pela fragilidade e o medo de viver o que foi sonhado e ficou esquecido.

Simone de Paula - 20/5/2016


colagens explosivas de Rael Brian



"quem tem olhos pra ver o tempo 
soprando sulcos na pele 
soprando sulcos na pele 
soprando sulcos?

o tempo andou riscando meu rosto
com uma navalha fina
sem raiva nem rancor
o tempo riscou meu rosto
com calma

(eu parei de lutar contra o tempo
ando exercendo instantes
acho que ganhei presença)

acho que a vida anda passando a mão em mim.
a vida anda passando a mão em mim.
acho que a vida anda passando.
a vida anda passando.
acho que a vida anda.
a vida anda em mim.
acho que há vida em mim.
a vida em mim anda passando.
acho que a vida anda passando a mão em mim

e por falar em sexo quem anda me comendo
é o tempo
na verdade faz tempo mas eu escondia
porque ele me pegava à força e por trás

um dia resolvi encará-lo de frente e disse: tempo
se você tem que me comer
que seja com o meu consentimento
e me olhando nos olhos

acho que ganhei o tempo
de lá pra cá ele tem sido bom comigo
dizem que ando até remoçando
"

Viviane Mosé (Psicanalista e Poeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário